As primeiras imagens com alguns detalhes dos danos ao maior avião do mundo, o Antonov An-225 Myria, surgiram hoje na web e mostram a crítica situação da aeronave.
Após muita especulação se o An-225 teria sido de fato atingido por artilharia ou tiros de armas portáteis, e qual seria a extensão do dano, um vídeo mostra o hangar onde a aeronave estava estacionada, como acompanhamos previamente aqui.
As imagens teriam sido gravadas na sexta-feira, 25 de fevereiro, ou no sábado, 26, que antecederam o domingo em que surgiram as primeiras fotos aéreas do hangar atingido e do An-225 em chamas no Aeroporto Gostomel, principal base e fábrica da Antonov nos arredores de Kiev, na Ucrânia.
No vídeo abaixo, é possível ver o nariz da aeronave aparentemente caído ao solo e a seção frontal da fuselagem bastante destruída, assim como aparentemente as asas queimadas próximo à fuselagem.
O ambiente em volta da aeronave é de destruição, com vários caminhões russos Ural também pegando fogo, além de destroços por todo o pátio. O vídeo foi publicado por um perfil no Twitter e compartilhado pela própria Antonov Company, fabricante do avião. Veja (aguarde carregar, caso não apareça de imediato):
😨 NO NO NO NO…
— ANTONOV Company 🇺🇦 (@AntonovCompany) March 3, 2022
Currently, until the #AN225 has been inspected by experts, we cannot report on the technical condition of the aircraft.
Please wait for the official announcements about the condition of the aircraft#StopRussia #Ukraine https://t.co/pEXDanePTw
Conforme a mensagem acima do vídeo, a fabricante reafirma que até que o avião seja inspecionado por experts, ela não poderá se pronunciar oficialmente sobre a condição da aeronave, e segue pedindo que se aguarde uma confirmação.