Sem previsão do fim das sanções contra a Rússia, aviões ocidentais que iriam para empresas russas já estão sendo encaminhados para outras companhias, confirmando as expectativas previamente levantadas.
O primeiro deles é um Airbus A350-900XWB que iria originalmente para a Aeroflot e chegou a ser finalizado e pintado nas cores da empresa estatal da Rússia, mas que agora vai para outra estatal, a da Turquia, já que as empresas ocidentais não podem vender mais aviões para as russas por causa das sanções.
Como visto previamente no AEROIN, a Turkish Airlines fechou um acordo com a Airbus para acelerar suas entregas de jatos A350, e a expectativa era de que receberia os aviões que iriam para a Aeroflot, num total de seis aeronaves.
Agora, o primeiro deles de fato foi visto na fábrica da Airbus em Toulouse, no sul da França. Conforme fotografia do Eurospot, a aeronave ainda conta com a pintura da Aeroflot na fuselagem, cauda e motores, mas já ganhou o nome Turkish Airlines escrito nas cores originais da companhia turca.
#turkishairlines #Airbus #a350 ex #aeroflot #AvGeek @A350_Production @TLSWatch #Planespotting pic.twitter.com/594lnFRmZI
— Eurospot (@cliper31) May 20, 2022
Não está claro quando este exemplar será entregue e se a pintura será finalizada, já que as informações são de que o interior não será alterado e se manterá como pedido pela empresa russa. Como a Turkish utiliza o A350 no voo regular entre Istambul e São Paulo, existe a possibilidade de que este jato seja visto no Brasil em breve.