Em ‘semana da pesagem’, companhia aérea pesa passageiros antes do embarque

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Air New Zealand Airbus A321neo
Imagem: Airbus

Um curioso caso aconteceu nesta semana e pegou de surpresa alguns passageiros da Air New Zealand, principal linha aérea da Nova Zelândia. A companhia realizou a chamada “Semana da Pesagem”, convidando os passageiros a subirem em uma balança, mas, havia um motivo para isso.

O caso, que deixou muitos passageiros espantados e até mesmo constrangidos, na verdade faz parte de uma exigência da Autoridade de Aviação Civil (CAA) da Nova Zelândia, que define ser necessário à companhia aérea fazer uma pesagem dos seus passageiros uma vez a cada cinco anos, para se obter uma média de peso das pessoas através para os cálculos dos voos.

Segundo o Paddle Your Own Kanoo, o diretor de integridade operacional da Air New Zealand, David Morgan, comentou sobre o caso dizendo:

“Para voar com segurança e eficiência, precisamos fazer o cálculo de peso e balanceamento e as necessidades de combustível de cada voo antes da decolagem. Para fazer isso, precisamos saber o peso médio de nossos passageiros, tripulantes e bagagem de cabine.”

Apesar de que, para alguns, o convite seja um tanto quanto constrangedor, os dados apontados quando se está na balança não eram expostos para os colaboradores da Air New Zealand e nem para outros passageiros que estivessem por perto. Outro ponto importante é que a pesagem dos passageiros não é obrigatória, mas a companhia aérea instrui para que seja uma atitude de bom grado para ajudá-la.

Uma passageira que participou da pesagem confirmou a preservação dos dados, dizendo que a companhia estava protegendo tão bem a informação que nem a equipe presente e nem ela mesma conseguiu ver o resultado do seu peso.

Em 2003, por exemplo, cerca de 15.000 passageiros foram pesados pela CAA. Através dessa pesquisa, foi constatado que a média de peso de cada passageiro e sua bagagem de mão era de 85,4 kg.

Dados incorretos de peso a bordo podem ser bastante críticos para um voo, como no caso que publicamos aqui no AEROIN no último dia 11 de abril. O incidente foi registrado com um Boeing 737-800 da TUI Airways que seguia do Reino Unido para Palma de Mallorca, parte das Ilhas Baleares espanholas, no Mediterrâneo.

A aeronave decolou com cálculos errados de peso e balanceamento, mas neste caso por uma falha em que o sistema da empresa aérea classificou incorretamente boa parte dos passageiros a bordo. Relembre o caso:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias