Rolls-Royce e Shell se unem para desenvolver combustível de aviação sustentável

A Shell e a Rolls-Royce assinaram ontem, dia 1º de julho, um memorando de entendimento (MoU) que visa apoiar a descarbonização da indústria da aviação e seu progresso em direção às emissões líquidas zero. 

Motor Rolls-Royce RR Trent XWB A350
Rolls-Royce RR Trent XWB – Imagem: Matti Blume / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

O acordo de longo prazo baseia-se em mais de um século de cooperação entre as duas empresas e incorpora uma perspectiva compartilhada de que a colaboração em toda a cadeia de valor da aviação é necessária para a descarbonização do setor.

Em reconhecimento da escala do desafio, o MoU irá expandir e acelerar várias áreas de cooperação existentes entre as empresas, como o avanço do uso de SAF (combustível sustentável). Isso inclui o novo serviço SAFinity da Rolls-Royce, para o qual a Shell é o fornecedor exclusivo de SAF, e trabalhando em conjunto para demonstrar o uso de SAF 100% como uma solução completa. 

Isso fará com que as empresas explorem oportunidades para ajudar a progredir na certificação para uso de 100% SAF em aviões comerciais. O MoU explorará oportunidades para que a Shell e a Rolls-Royce forneçam soluções de descarbonização para cumprir suas respectivas metas de atingir emissões líquidas zero até 2050. Isso incluirá ambas as empresas contribuindo com tecnologias e experiência para ajudar a reduzir as emissões operacionais.

 A Shell avaliará as oportunidades de apoiar a Rolls-Royce na redução das emissões de viagens por meio do fornecimento de SAF, enquanto a Rolls-Royce emprestará sua experiência técnica para assessorar a Shell no desenvolvimento de novos combustíveis, bem como alternativas inovadoras de energia de baixo carbono para novas aeronaves e energia sistemas.

O MoU também estabelecerá a base para a Rolls-Royce e a Shell trabalharem juntas para envolver proativamente os órgãos e fóruns da indústria para o progresso de questões de política estratégica e abordar as barreiras existentes associadas ao caminho do setor de aviação para a descarbonização.

Com informações da Rolls-Royce

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Mais dois passageiros colocaram em risco sua liberdade no Aeroporto de...

0
Mais duas pessoas perderam sua liberdade no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), durante o último final de semana, após