
Um incidente envolvendo declaração de emergência pelos pilotos aconteceu há uma semana, em 12 de março, quando o avião apresentou uma pane em seus controles de voo no momento em que se aproximava para o pouso.
A aeronave envolvida foi o McDonnell Douglas MD-11F de matrícula N576FE, operado pela companhia americana FedEx, no voo FX-9075 de Singapura para Sydney. De acordo com o histórico de voo da plataforma RadarBox, os pilotos mudaram o curso durante a descida final.
A cerca de 1.900 pés de altitude (580 metros), já bastante próximo do aeroporto de Sydney, o jato voltou a ganhar altitude e efetuou uma curva à esquerda para se posicionar para uma segunda aproximação, dessa vez mais longa do que a primeira.

Áudios da frequência de comunicação, reproduzidos pelo Sydney Morning Herald, permitem ouvir as mensagens entre os pilotos e o controlador de tráfego aéreo.
No primeiro trecho, ouve-se o piloto afirmando “FedEx 9075, emergência, na final a 8 milhas, no ILS da pista 34L”, e então o controlador responde “FedEx 9075, Mayday confirmado”.
Em outra mensagem posterior, dessa vez já em solo após um pouso bem sucedido, o piloto explica: “Tivemos um flap não correspondendo com a indicação, então foi um problema de controle de voo.”
O problema de flap é evidenciado pelo histórico da velocidade do trijato MD-11F, captado pelas plataformas de rastreamento online. Durante a primeira aproximação, o avião estava a cerca de 170 nós (314 km/h) no momento da arremetida, enquanto na segunda, uma velocidade de quase 200 nós (370 km/h) foi mantida até o pouso.
O avião permaneceu em solo por cerca de dois dias e meio após o incidente, e então voltou a realizar voos comerciais sem novos reportes de problema semelhante.
Em um comunicado, o Departamento de Segurança dos Transportes da Austrália (ATSB) disse que está coletando mais informações sobre as circunstâncias de uma ocorrência em que uma aeronave cargueira MD-11 realizou uma aproximação perdida e emitiu um pedido de mayday enquanto se aproximava para pousar no Aeroporto de Sydney.
Para ouvir os trechos das comunicações entre o piloto e o controlador (em inglês), acesse o The Sydney Morning Herald clicando aqui.