A companhia aérea nigeriana Azman Air, que possui apenas 6 aviões, anunciou que adquiriu seu primeiro jato de corredor duplo (widebody) para uso em rotas internacionais – incluindo os fretamentos para o Hajj e Umrah.
Segundo o ch-aviation, a aeronave é o Airbus A340-600 de matrícula 2-EALJ da empresa de leasing European Aviation Group (EAG). Antes de ser armazenado em nome da EAG, o quadrimotor voou até meados de 2019 na Virgin Atlantic.
Esta aeronave tem 13 anos e 5 meses de idade, e tinha voado por toda sua vida com o registro G-VYOU desde que foi entregue em 23 de agosto de 2006 para a Virgin. Seu primeiro voou havia ocorrido pouco antes, em 8 de agosto do mesmo ano.
O jato é alimentado por quatro motores Rolls-Royce Trent 556-61, de acordo com o Airfleets. Outros detalhes sobre a aeronave são desconhecidos, incluindo preço de compra e a configuração da cabine.
A Azman Air
Segundo o ch-aviation, a companhia aérea opera atualmente apenas seis aeronaves de corredor único (narrowbody), sendo elas dois Boeings 737-300 e mais quatro 737-500.
A Azman Air está em operação desde 2010, e voa para os seguintes destinos na Nigéria:
- Lagos (a maior cidade e centro comercial do país);
- Abuja (capital da Nigéria);
- Asaba;
- Benin City;
- Birmin Kebbi;
- Gombe;
- Kaduna Int’l;
- Kano;
- Maiduguri;
- Owerri;
- e Port Harcourt Omagwa.
Situação inusitada
Foi a Azman Air que recentemente enfrentou uma situação inusitada, conforme reportamos aqui no AEROIN.
O voo AZM2316 partiria de Lagos para Port Harcourt e se preparava para decolar, quando um homem correu para a pista de táxi, colocou sua bagagem de mão em um dos motores e escalou através dele para cima da asa, com intenção de entrar na aeronave.
Desde então, as medidas de segurança foram aumentadas no aeroporto. Confira na matéria a seguir mais detalhes e o vídeo desse fato bem incomum. E mais abaixo, veja também a história do limpador de aviões que se tornou piloto da Azman Air.