Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.
A British Airways, através de sua divisão de voos regionais BA CityFlyer, acaba de incorporar mais um avião de fabricação brasileira Embraer 190, chegando a 24 unidades em sua posse.
Conforme dados do Planespotters, a mais recente adição à frota da empresa aérea inglesa é registrada sob a matrícula G-LCAG e possui número de fabricação 19000560, tendo sido entregue pela empresa de leasing CDB Aviation.
Esta aeronave foi fabricada em 2012 e entregue pela Embraer à China Southern Airlines, que a operou até fevereiro de 2020. Com a crise da aviação devido à Covid-19, a companhia aérea retirou o E190 de operação, até devolvê-lo ao lessor, tendo sido estocado em novembro de 2020 em Varsóvia, na Polônia.
Agora, entregue à British Airways, o jato partiu no voo de translado para o Reino Unido no último sábado, 22 de maio, pousando no Aeroporto de Norwich, na Inglaterra, conforme dados da plataforma RadarBox:
Apesar dos agora 24 jatos Embraer 190 na frota, a BA Cityflyer tem usado apenas cerca de 10 deles em suas operações, conforme os registros recentes do RadarBox, porém, continua recebendo mais unidades, possivelmente preparando-se para a retomada da aviação nos próximos meses.
Até o início da pandemia, a companhia tinha 19 unidade do modelo, e então recebeu mais quatro entre os meses de agosto e dezembro de 2020. Agora, com a chegada do G-LCAG, resta somente mais uma entrega, prevista para junho, totalizando 25. Será o E190 de número de fabricação 19000564, também ex-China Southern, e que receberá o registro G-LCAH.
Todos os Embraer 190 da British são configurados com 98 assentos, sendo, segundo o SeatGuru, alguns em classe única para voos dentro do Reino Unido e outros em duas classes para os voos com destino ao resto da Europa.
Além dos E190, a companhia aérea operava, até pouco tempo atrás, seis unidades dos Embraer 170 recebidos de fábrica entre 2009 e 2010, porém, diante da crise da aviação, optou por retirá-los da frota ao longo de 2020. Eles agora voam para a American Airlines através da Envoy nos Estados Unidos.