Jovem famoso por rastrear avião de Elon Musk agora tem novo alvo: os oligarcas russos

No mês passado, o jovem Jack Sweeney ficou famoso pela repercussão de uma de suas contas no Twitter, através da qual monitora e divulga cada voo do jatinho do bilionário Elon Musk. Agora, o adolescente de 19 anos voltou seu talento para um novo assunto: os oligarcas russos.

Para isso, ele criou uma nova conta, chamada de Russian Oligarch Jets, e começou a rastrear o paradeiro de alguns dos executivos de negócios mais ricos da Rússia, postando quando e onde suas aeronaves decolam e pousam. O feed automatizado postou seu primeiro tuíte no domingo e já conta com 146 mil seguidores.

Sweeney cria a conta num momento em que muitos desses oligarcas passaram a figurar das listas de sanções colocadas em resposta à agressão russa à Ucrânia, na última semana. Nos últimos dias, os jatinhos e helicópteros começaram a ser reposicionados para países neutros, para evitar que fossem apreendidos – e tudo passou a ser mostrado na conta do rapaz.

A conta da Oligarch Jets já rastreou vários voos de aeronaves do bilionário russo Roman Abramovich, incluindo uma viagem do Gulfsteam G650 nesta manhã de 1 de março. Dezenas de jatos estão sendo monitorados pelo rapaz.

Ele não parou por aí, mas criou uma outra conta, nomeada Russian VIP & Putin Jets para rastrear voos em aviões registrados para Putin e VIP do governo russo, embora Sweeney tenha alertado para não esperar que fosse muito preciso porque havia vários aviões e não há tantos dados de voo disponíveis na Rússia quanto em outros lugares.

O último rastreamento desta conta envolveu um voo de um Ilyushin IL-96 a serviço do governo russo, que pousou em Moscou seis horas atrás.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Entregues os 2 primeiros King Air 260 de treinamento da grande...

0
A aeronave, que foi designada como T-54A, passa a substituir a frota de aeronaves T-44C Pegasus na Estação Aérea Naval Corpus Christi.