
No mês passado, o jovem Jack Sweeney ficou famoso pela repercussão de uma de suas contas no Twitter, através da qual monitora e divulga cada voo do jatinho do bilionário Elon Musk. Agora, o adolescente de 19 anos voltou seu talento para um novo assunto: os oligarcas russos.
Para isso, ele criou uma nova conta, chamada de Russian Oligarch Jets, e começou a rastrear o paradeiro de alguns dos executivos de negócios mais ricos da Rússia, postando quando e onde suas aeronaves decolam e pousam. O feed automatizado postou seu primeiro tuíte no domingo e já conta com 146 mil seguidores.
Sweeney cria a conta num momento em que muitos desses oligarcas passaram a figurar das listas de sanções colocadas em resposta à agressão russa à Ucrânia, na última semana. Nos últimos dias, os jatinhos e helicópteros começaram a ser reposicionados para países neutros, para evitar que fossem apreendidos – e tudo passou a ser mostrado na conta do rapaz.
A conta da Oligarch Jets já rastreou vários voos de aeronaves do bilionário russo Roman Abramovich, incluindo uma viagem do Gulfsteam G650 nesta manhã de 1 de março. Dezenas de jatos estão sendo monitorados pelo rapaz.
Roman Abramovich's Jet LX-RAY Took off near Moscow, Moscow Oblast, RU. pic.twitter.com/qWyWdYeGLr
— Russian Oligarch Jets (@RUOligarchJets) March 1, 2022
Ele não parou por aí, mas criou uma outra conta, nomeada Russian VIP & Putin Jets para rastrear voos em aviões registrados para Putin e VIP do governo russo, embora Sweeney tenha alertado para não esperar que fosse muito preciso porque havia vários aviões e não há tantos dados de voo disponíveis na Rússia quanto em outros lugares.
O último rastreamento desta conta envolveu um voo de um Ilyushin IL-96 a serviço do governo russo, que pousou em Moscou seis horas atrás.
RSD073 Landed near Moscow, Moscow Oblast, RU. Apx. flt. time 3 Hours : 25 Mins. pic.twitter.com/Hqv1BxTfcM
— Russian VIP & Putin Jets (@PutinJet) March 1, 2022