JAL é a 1ª a licenciar sistema de limpeza da GE para motores usados no Embraer E170

Avião Embraer E170 J-Air JAL
Embraer E170 J-Air – Imagem: aeroprints.com / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

A GE Aviation concedeu à Japan Airlines (JAL) uma licença técnica para usar o sistema 360 Foam Wash da GE em seus motores de aeronaves CF34-8E. Isso torna a Japan Airlines a primeira operadora global de motores CF34 – e a primeira operadora de jatos regionais – a ser licenciada para o sistema patenteado de limpeza de motores.

A GE Aviation concedeu a licença após testes de tecnologia e treinamento de equipamentos. Os técnicos de aeronaves da Japan Airlines agora podem realizar o 360 Foam Wash por conta própria para manter a frota de motores CF34-8E da companhia aérea, que alimentam as aeronaves Embraer 170 operadas pela J-Air, subsidiária da JAL.

O 360 Foam Wash é uma alternativa ao método de lavagem com água. Pode ajudar a restaurar o desempenho do motor, reduzindo o consumo de combustível e melhorando o tempo de voo.

O processo envolve a injeção de uma solução própria da GE especialmente formulada, que reduz o acúmulo de depósitos no motor, o que pode diminuir as temperaturas de exaustão do motor e melhorar a eficiência do compressor.

Motor CF-34 – Imagem: GE Aviation

As estimativas são de que o 360 Foam Wash tem o potencial de economizar até 82.000 litros de combustível nas operações da Japan Airlines e economizar até 285 toneladas métricas de emissões de carbono por ano, substituindo algumas lavagens com água por lavagem com espuma para limpeza do motor CF34.

“O sistema 360 Foam Wash da GE nos ajuda a reduzir as emissões de CO2. Esse sistema faz parte da gestão ESG da Japan Airline, onde buscamos manter a aeronave de forma a reduzir o impacto ao meio ambiente. Nosso objetivo é criar uma sociedade afluente onde cada um de nós possa sentir e esperar por um futuro melhor”, disse Ryo Tamura, vice-presidente sênior da Japan Airlines Engineering & Maintenance.

O sistema 360 Foam Wash é independente, permitindo que seja usado dentro de hangares de manutenção e ao ar livre. É aprovado para uso em vários programas de motores GE, incluindo os modelos GE90, GEnx, CF34 e CF6.

Informações da GE Aviation

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Passageiro foi pego fazendo o que não poderia no GRU Airport...

0
Três passageiros de um voo nacional e um internacional foram presos pela Polícia Federal no Aeroporto Internacional de São Paulo.