A prefeitura de Ajaccio, na ilha francesa de Córsega, foi obrigada a fechar o aeroporto local neste sábado, 21 de dezembro, devido a inundações.
Segundo o Corse Net Infos, chuvas fortes atingiram a área na noite passada, elevando o nível das águas, e o Aeroporto de Napoleão Bonaparte esteve inacessível durante todo o dia.
Imagens mostram que tanto a pista de pousos e decolagens quantos as pistas de taxiamento ficaram encobertas, restando apenas o pátio fora da água.
Dezenas de passageiros que estavam esperando neste sábado para partir para Marselha ou Paris foram informados de que deveriam ir para casa porque havia água na pista, observou um fotógrafo da AFP no local.
Mais tarde, em função das previsões meteorológicas, a prefeitura de Córsega comunicou que não apenas o Napoleão Bonaparte, mas todos os aeroportos da ilha permanecerão fechados até a meia noite do domingo, 22 de dezembro, retomando as operações apenas na segunda-feira. Apesar do comunicado, no momento o aeroporto Bastia Poretta, ao Norte da ilha, segue operando.
Isso porque a Córsega está alerta para um “episódio de vento forte” da noite de sábado a domingo, alertou a Météo France. A ilha inteira também permanece em alerta laranja às inundações e todos os acessos para entrar e sair de Ajaccio estarão fechados entre as 21h de hoje e as 9h de amanhã, a fim de impedir que pessoas acabem presas pelas inundações em estradas intransitáveis.
Les pistes de l’aéroport d’Ajaccio submergées par la crue de la Gravona.
— Corse-Matin 📰 (@Corse_Matin) December 21, 2019
“L’eau est passée par dessus les digues. On est sur un cas de crue centennale”, a indiqué ce samedi Alain Charrier, secrétaire général de la préfecture de Corse-du-Sud.
Photo : Sécurité civile pic.twitter.com/lneAn2BixR