Goodyear Blimp, uma história de inovação contada nos céus há mais de 100 anos

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Quando a Goodyear Tire & Rubber Company foi fundada em 1898, os Estados Unidos passavam pelos efeitos da revolução industrial. Nesse momento efervescente e procurando maneiras de expandir além dos pneus, a Goodyear decidiu entrar no negócio de balões e aeronaves mais leves que o ar e acabou criando um dos ícones corporativos mais duradouros do mundo, o Goodyear Blimp.

Dirigível Goodyear Blimp Wingfoot One N1A
Dirigível Wingfoot One – Imagem: Levdr1lp / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Em 1910, a entrada na indústria de aviação, ao estabelecer um departamento de aeronáutica para comercializar tecidos com borracha e revestimento para aviões e aeronaves mais leves que o avião, abriu caminho para a construção em 1912 do primeiro balão, e para a participação em competições nacionais e internacionais de balões já no ano seguinte.

O negócio evoluiu, e em 1916 a Goodyear comprou uma área de 720 acres a sudeste de Akron, Ohio (onde até hoje está instalada a sua sede global) para servir como campo de aviação e unidade de fabricação. A área contou com um hangar batizado de Wingfoot Lake, homenagem ao logo da Goodyear, o pé alado do deus romano Mercúrio.

Em março de 1917 a Goodyear iniciou a produção de nove dirigíveis por encomenda da Marinha. Após 1920, alguns modelos do Goodyear Blimp começaram a pontilhar o céu da América, levando o nome da Goodyear aos locais mais remotos de todos os Estados Unidos. De Hollywood a Ohio e de Nova Iorque à Flórida, os blimps tornaram sua presença conhecida.

Construído em 1925, o Pilgrim foi o primeiro dirigível comercial não rígido conduzido com hélio. Com uma roda de trem de pouso acoplada à gôndola, o Pilgrim estava no topo da tecnologia. O dirigível também foi o primeiro a ser usado para ações de relacionamento, sendo decorado a cada dezembro como “Expresso do Papai Noel”.

Após o lançamento do Pilgrim, a frota foi expandida com a inclusão de mais cinco Blimps. Todos receberam o nome de vencedores do iatismo internacional, uma tradição que se manteve no Século 21.

Em 1930, o blimp Defender tornou-se o primeiro dirigível do mundo a portar um letreiro luminoso. Desenvolvido por H. Webster Crum e denominado de Neon-O-Gram, o sinal era composto por dez painéis removíveis fixados na lateral do Defender e que permitiam a exibição de texto estático ao usar tubos de luz neon.

Em 1940, os Goodyear Blimps Reliance, Ranger e Resolute foram equipados com toca-discos, microfone e alto-falante e “transmitiam” saudações ao vivo para o público. O experimento não durou muito e o projeto de áudio foi arquivado, mas a sinalização permaneceu e se tornou sinônimo do dirigível que conhecemos até hoje.

Dirigíveis da Goodyear são recrutados para publicidade

Em 1946, a Goodyear colocou o Ranger, Volunteer, Enterprise, Mayflower e Puritan a serviço de publicidade. No mesmo período se destaca o modelo ZPG-2, que pode permanecer no ar por mais de uma semana. A prova disso foi reforçada com um modelo semelhante, chamado de Snow Bird, que detém o recorde de resistência de voo com o registro de 11 dias no ar, sem reabastecer ou pousar.

Com os aparelhos de televisão agora na maioria das casas em todo os EUA, os esportes ao vivo encontraram uma nova maneira de envolver os fãs. Desde fornecer vistas aéreas ao vivo de grandes eventos esportivos até exibir o nome da Goodyear para milhares de pessoas em um campo de jogo, os dirigíveis estavam prontos para enfrentar a nova década.

Em 1963, o Mayflower VI foi ampliado para 4.170 m³ e a Goodyear construiu outro do mesmo tamanho, o Columbia II. O tamanho dos blimps continuaria a crescer, sendo capazes de transportar equipamentos de televisão e sinalização eletrônica mais modernos.

O primeiro Super Bowl, em janeiro de 1967 em Los Angeles, Califórnia, foi transmitido ao vivo e o Goodyear Blimp Columbia compartilhou a experiência ao fornecer visualizações aéreas ao vivo.

Os Blimps se tornaram uma visão comum em eventos esportivos, na televisão e até no cinema. Com participações em filmes como “Help!”, “Hole in the Head” dos Beatles com Frank Sinatra e um dos primeiros filmes adolescentes, “Beach Blanket Bingo”, com Frankie Avalon e Annette Funicello, os Goodyear Blimps pareciam estar em toda parte.

E, de 1970 a 1979, os Blimps da Goodyear foram emissores ativos em mais de 275 eventos televisionados nos Estados Unidos. Entre eles estão o Super Bowl, as 500 Milhas de Indianapolis, o Sugar Bowl, o Cotton Bowl, o U.S. Open Tennis, o PGA Golf, o Grand Prix, o Kentucky Derby e o Daytona 500, entre vários outros, além de vários outros filmes.

História do Blimp: década de 1980

Dirigível Goodyear Blimp America N3A
Dirigível America – Imagem: Tequask / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Os dirigíveis Columbia e America trabalharam juntos para realizar a transmissão televisiva dos Jogos Olímpicos de Verão em Los Angeles em 1984, transmitidos para bilhões de pessoas em todo o mundo. Foi a primeira vez que dois dirigíveis da Goodyear se uniram para fornecer a cobertura de um evento.

Outro ponto alto da década de 1980, um pouco antes dos jogos, foi a primeira World Series (Final do Campeonato de Baseball Norte-Americano) televisionada de um dirigível da Goodyear; no total, foram oito coberturas da World Series.

Os anos 2000

Nos primeiros seis anos do novo milênio, a Goodyear renovou toda a sua frota com a construção e lançamento do Spirit of Goodyear em 2000, que recebeu esse nome para homenagear as dezenas de milhares de funcionários da Goodyear Tire & Rubber Company.

Com o avanço da tecnologia da televisão, “alta definição” era o termo do momento. O Spirit of Goodyear se tornou o primeiro dirigível a fornecer vídeo ao vivo em alta definição para um evento esportivo, continuando a apresentar a superioridade tecnológica que os dirigíveis da Goodyear demonstraram nos últimos 50 anos.

Hoje, a frota de blimps da Goodyear continua a impressionar o público, com vistas aéreas giro-estabilizadas dos principais eventos esportivos. Em 2014, os jogos do NCAA Bowl em janeiro, seguidos pela estreia da Major League Baseball e pelos playoffs da NBA, são apenas alguns dos eventos que os dirigíveis cobriram.

Em 2015, marcou-se o 90º ano de operação contínua do programa de dirigíveis da Goodyear, o mais longo da história e certamente o de maior sucesso.

Dirigível Goodyear Blimp Spirit of Innovation
Dirigível Spirit of Innovation – Imagem: Hughs / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Goodyear do Brasil

A Goodyear é fabricante de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, pneus fora de estrada, empilhadeiras, equipamentos industriais e para aviação, além de materiais para recapagem, e está presente no Brasil há mais de 100 anos.

Tanto que um de seus Blimps esteve por vários anos passeando por diversas cidades do país ao longo dos anos 1990 e 2000, até ser enviado de volta aos Estados Unidos.

No Brasil, a companhia possui duas unidades industriais: a fábrica na cidade de Americana (SP) e a unidade de materiais de recapagem e de recauchutagem de pneus para aviação na cidade de Santa Bárbara do Oeste (SP).

Além disso, a empresa conta com uma rede de revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o País.

No mundo, emprega cerca de 62.000 pessoas e fabrica seus produtos em 47 instalações em 21 países. Seus dois Centros de Inovação em Akron, Ohio, nos Estados Unidos, e Colmar-Berg, em Luxemburgo, desenvolvem produtos e serviços que definem o padrão de tecnologia e desempenho para o setor.

Informações da Goodyear

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Aeroporto de Joinville e Instituto CCR promovem exposição interativa de Clarice...

0
A partir de domingo, 15 de setembro, Joinville receberá uma exposição interativa com as obras de Clarice Lispector. A ação realizada pelo