Sem previsão de retirada das sanções, uma companhia aérea russa se viu obrigada a suspender sua participação numa aliança internacional.
A S7 Airlines é a única operadora de jatos Embraer na Rússia, e também uma das duas a fazer parte de uma aliança internacional, no caso a oneworld. Enquanto a SkyTeam se mantém silenciosa sobre a Aeroflot, que é maior empresa aérea da Rússia, a aliança concorrente já tem um membro a menos, por enquanto.
Em anúncio oficial republicado pela mídia estatal russa Ria Novosti, a S7 informou que suspendeu ontem (19) o seu acordo de compartilhamento de voos, benefícios para passageiros e outros tratados com a oneworld.
A empresa faz parte da aliança desde 2010. No grupo de linhas aéreas está a American Airlines, British Airways, Iberia e Qatar Airways. A LATAM estava até 2020, quando a Delta Air Lines comprou parte da empresa, e dado que esta última é parte da SkyTeam, a empresa latina acabou saindo da oneworld.
A S7 informou que a medida foi necessária após a empresa ficar praticamente incapacitada de fazer voos internacionais. No entanto, salientou que manterá com a Qatar Airways um acordo de acúmulo de milhas, mas os passageiros não poderão emitir novos bilhetes com a empresa árabe.
A Qatar, assim como a vizinha Emirates e a “não tão distante” Turkish Airlines, tem sido as poucas grandes companhias aéreas que ainda voam para a Rússia, e se tornaram o principal meio de retorno ou escapatória para vários cidadãos russos.
Apesar da S7 afirmar que é apenas uma suspensão do acordo com a aliança, o seu nome já não consta mais no site da oneworld.