O Piloto-Chefe da Antonov Airlines e principal comandante do An-225 Myria, o maior avião do mundo, falou pela primeira vez após o avião ser atingido por russos. Segundo o governo o ucraniano, o avião está destruído, mas ainda não há imagens dele após os ataques.
Dmytro Antonov é o piloto-chefe da Antonov Airlines, a companhia aérea da lendária fabricante Antonov Company, responsável por fazer aquela que era a maior aeronave comercial do mundo, o An-225 Mriya.
“Era”, porque o próprio Dmytro, visivelmente abalado e afetado pela guerra, confirma que “as chances são de 99% que o Myria esteja destruído”. É o que ele afirma em seu primeiro vídeo após a invasão da Rússia na Ucrânia.
O An-225 não era apenas o maior avião do mundo, mas o único do seu modelo a ser produzido, e era um símbolo de resistência da Ucrânia, que há muito sofreu e sofre com as decisões de Moscou.
Como falamos aqui, o gigante estava na sua casa, onde voou pela primeira vez em 1988, e onde acabou “falecendo” no final de semana, após uma segunda tentativa das forças russas de tomarem o Aeroporto de Gostomel, nos arredores de Kiev.
A primeira tentativa foi realizada nos primeiros dias da invasão russa, e foi repelida pela tropa especial Spetsnaz da Ucrânia, que evitou a destruição do aerodrómo e do próprio An-225, que seria feita pelos paraquedistas russos do VDV.
Porém, uma segunda ofensiva foi realizada, e desta vez o An-225 foi atingido, como mostram algumas imagens da aeronave pegando fogo num hangar destruído.
Dmytro afirma que irá mostrar ao seu público o que aconteceu com o avião assim que puder acessar o aeroporto, mas afirma que as chances da aeronave não estar destruída são praticamente nulas. Ele ainda confirma que outros aviões – An-26, An-28 e An-74 -também foram atingidos.
A boa notícia é que outros cinco aviões, sendo provavelmente todos do modelo An-124 Ruslan, o “irmão menor” do An-225, estavam fora da Ucrânia, e estão a salvo, segundo o Comandante.
Por fim, Dmytro Antonov comemora as baixas dos russos, afirma que a Ucrânia vencerá e compartilha vários vídeos de veículos, soldados e equipamentos da Rússia destruídos, incluindo blindados BMP-3, além de danos causados a civis ucranianos pelas forças invasoras. Confira o vídeo na íntegra: