A companhia aérea Austrian Airlines anunciou oficialmente em sua página que, a partir da noite dessa quarta-feira (18), irá parar completamente suas operações, encerrando os poucos voos que ainda vem realizando.

A empresa informa que essa medida é uma resposta às proibições de entrada impostas em todo o mundo e a um rápido declínio na demanda por viagens aéreas.
O último voo, de número OS-066, partirá de Chicago (EUA) na noite de hoje e pousará em Viena (Áustria) durante a manhã da quinta-feira (19). Ao longo dessa quarta-feira, as operações serão reduzidas de maneira controlada e estruturada para levar todos os passageiros, tripulações e aeronaves para casa, se possível, informa a companhia.
A previsão inicial é de que a suspensão permaneça até o dia 28 de março, e nesse período a Austrian irá realocar em voos de outras companhias aéreas os passageiros que possuem passagens compradas.
A empresa também informa que manterá uma aeronave de longo alcance e outra de médio alcance disponíveis para voos de evacuação de austríacos. Os voos de socorro serão realizados em estreita cooperação com o Governo Federal da Áustria.
“Como transportadora nacional da Áustria, estamos cientes de nossa responsabilidade e cooperamos com o governo, e tentamos levar para casa o maior número possível de austríacos”, diz Alexis von Hoensbroech, CEO da Austrian Airlines.

Por fim, a companhia informa que nesse período estará se preparando para um relançamento após a crise, adotando uma abordagem flexível “para que possamos estar prontos o mais rápido possível, assim que a demanda se recuperar”, explica o CEO Alexis von Hoensbroech. “Isso não é um ‘adeus’, é um ‘Olá’ e ‘até mais tarde’.”
Segundo dados do Airfleets, a empresa possui pouco mais de 80 aviões dos modelos Bombardier Dash 8-400, Embraer E195, Airbus A319, A320 e A321, e Boeing 767 e 777.
Veja a seguir o impactante vídeo gravado no hub da Austrian Airlines, que já mostra praticamente toda a frota da companhia em solo mesmo antes dessa suspensão total de operações:
Austrian suspends all flight operations as of today (Video: felix_loww). https://t.co/75eRUCAYuK pic.twitter.com/M17DlTdBV8
— Breaking Aviation News (@breakingavnews) March 18, 2020