Os passageiros de um voo da Avianca Colombia passaram por um susto no último sábado, dia 7 de setembro, quando o avião em que estavam literalmente pousou com a cauda na pista. O incidente ocorreu no Aeroporto La Nubia, na cidade de Manizales, interior da Colômbia e tudo foi gravado pela câmera de segurança do pequeno aeroporto.
O ATR 72-600 de matrícula HK-5041 realizava o voo EX4852 de Bogotá para Manizales e era operado para a Avianca pela recém-criada subsidiária Regional Express Américas.
Durante o pouso foram reportados fortes ventos e, na aproximação, o ATR acabou “afundando” e pousando de uma maneira não-estabilizada. Conforme mostram as imagens, o impacto foi tão forte que fez com que a aeronave subisse novamente.
Depois, novamente subiu e pousou “normalmente” encostando o trem de pouso principal, mas ainda sem conseguir estabilizar-se. “Flutuou” mais uma vez, sendo necessário um quarto toque seguido de uma pequena “quicada” para firmar o avião no chão.
Nenhum passageiro ou tripulante ficou ferido mas a aeronave sofreu danos visíveis na sua fuselagem traseira. A pista também ficou marcada com o primeiro impacto.
Em comunicado a Avianca informou que o voo EX4852 pousou com uma força maior devido a condições meteorológicas desfavoráveis em La Nubia (fortes ventos). Diante disto o comandante aplicou potência para efetuar o pouso seguro e os passageiros desembarcaram sem problemas. Neste momento a aeronave está em revisões técnicas.
Esta matéria contou com informações do periódico La Patria