
Um ATR 72 da Azul Linhas Aéreas, que realizava um voo de passageiros, precisou retornar ao aeroporto de origem, após uma falha no ar condicionado elevar a temperatura no interior da aeronave. O incidente, reportado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) ocorreu no dia 23 de março com a aeronave registrada PR-AKF. O voo em questão ligava João Pessoa, na Paraíba, a Recife, em Pernambuco.
De acordo com informações do CENIPA e também dados complementares consultados através da plataforma online de rastreio de voos, a aeronave decolou do Aeroporto Internacional de João Pessoa às 06h43 locais, para cumprir o voo AD-2685, com 60 passageiros e 4 tripulantes.
Logo após a decolagem, ainda na fase de subida, os pilotos observaram uma falha no duto do ar condicionado que, por consequência, causou um aumento na temperatura no interior da aeronave e desconforto aos passageiros.
Diante da falha técnica, a tripulação iniciou os procedimentos previstos nos manuais e checklist do fabricante, vindo a decidir pelo retorno ao aeroporto de origem. Abaixo é possível observar a trajetória da aeronave envolvida no incidente.
Após 10 minutos de voo, os pilotos efetuaram um pouso seguro e sem novas intercorrências. Com cerca de 3 horas de atraso, uma aeronave substituta, o ATR 72 registrado sob a matrícula PR-AKL, decolou de João Pessoa e cumpriu o trajeto até Pernambuco.
Já o bimotor envolvido no incidente ficou em solo até o dia seguinte (24), tendo realizado um novo voo até Recife, desta vez, sem novas ocorrências.

Leia mais: