Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Além dos 14 jatos Embraer E190 já adquiridos, a australiana Alliance Airlines reforçará sua frota com a compra de mais 16 jatos do mesmo modelo, elevando a conta para trinta unidades encomendadas. Todas as aeronaves são de segunda-mão, isto é, não são produções novas da fabricante brasileira.
Segundo o jornal australiano Courier Mail, esse novo lote de jatos E190 era anteriormente parte da frota da American Airlines e foram aposentados em abril deste ano. O negócio tem um valor de US$ 85 milhões e a Alliance já poderá receber os cinco primeiros ainda nesse mês. Depois disso, haverá uma entrega por mês entre janeiro e novembro de 2021.
Os E190 chegarão na configuração de 99 assentos da American, sendo 9 assentos na classe executiva (em um arranjo de 2-1), 4 assentos econômicos com espaço extra para as pernas e 86 assentos na classe econômica tradicional.
A empresa, sediada em Brisbane, aposta que o mercado global de aeronaves de 100 assentos se recuperará rapidamente, à medida que as transportadoras buscarem se concentrar nos custos totais de viagem, em vez das métricas tradicionais. A empresa espera expandir suas operações, aproveitando o espaço a ser deixado pela recém-reestruturada Virgin Australia.
A frota da Alliance ainda é composta majoritariamente por aeronaves antigas da Fokker e esse movimento em direção dos E-Jets pode ser positiva no sentido de que a empresa se transforme num importante “cartão de visita” da fabricante brasileira na Austrália e Oceania.