Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.
Um Airbus A320neo da Azul enfrentou uma pane de sistema hidráulico poucos dias atrás, quando fazia um voo regular de passageiros entre Campinas (SP) e Recife (PE).
Segundo dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), a aeronave envolvida foi a registrada sob a matrícula PR-YRD, e a ocorrência se deu quando estava em nível de cruzeiro em um voo no dia 20 de agosto.
Com seis tripulantes e cento e vinte e três passageiros a bordo, o CENIPA descreve que ocorreu indicação de ‘Yellow Hydraulic low qty/low press’, alertando que o sistema hidráulico amarelo poderia estar com pressão ou com nível de fluido abaixo do correto.
Ainda segundo o órgão de investigação, “a tripulação efetuou os procedimentos no QRH e decidiu prosseguir com o voo para o aeródromo de destino, sem declarar emergência. O pouso foi realizado normalmente e sem intercorrências. A aeronave não teve danos. Os seis tripulantes e os cento e vinte e três passageiros saíram ilesos”, conclui o CENIPA.
Redundância de sistemas
A situação nos traz um bom exemplo de como funciona a lógica de projeto de uma aeronave, que conta com sistemas redundantes (ou seja, mais de um sistema podendo desempenhar funções idênticas ou semelhantes) para que o voo continue com segurança até o pouso, mesmo diante de uma falha de funcionamento.
No caso do A320neo desta ocorrência, por exemplo, existem três sistemas hidráulicos, que foram chamados pela Airbus de Verde, Azul e Amarelo, ou respectivamente Green, Blue e Yellow no inglês.
A imagem a seguir mostra a tela disponível no painel de uma aeronave, para que os pilotos possam monitorar os três sistemas. Veja que nesta imagem o sistema Verde (Green) apresenta indicação de baixa pressão (LO), possivelmente a mesma apresentada no sistema Amarelo durante o voo da Azul.
Note na imagem que existe uma seta verde vindo da direita até o sistema Verde (Green), mostrando que, devido à falha pela baixa pressão, ele está recebendo alimentação de outro sistema para continuar funcionando.
Você pode ver a seguir um vídeo sobre a lógica dos sistemas hidráulicos da família Airbus A320. Apesar de estar em inglês, você pode entrar nas configurações do vídeo e ativar a legenda, e também ativar a tradução automática da legenda para o português.
Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.