Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.
Neste sábado, 30 de maio, uma aeronave A320neo da Air India com destino a Moscou precisou dar meia-volta e retornar à cidade indiana de Deli, após um dos pilotos receber a informação de que estava infectado pelo novo coronavírus.
Conforme dados do Flightradar24, o voo de número AI1945 era realizado pela aeronave de matrícula indiana VT-EXR e havia decolado às 7h20 do aeroporto internacional Indira Gandhi, em Deli, na Índia, com destino ao aeroporto Domodedovo, próximo a Moscou.
A aeronave não transportava passageiros na ida, sendo um voo destinado a repatriar indianos retidos em Moscou, sob a missão denominada “Vande Bharat”.
No entanto, o destino do voo acabou sendo mudado de um momento para outro.
Segundo o portal de notícias indiano NDTV, funcionários da Air India declararam que a aeronave havia alcançado o espaço aéreo do Uzbequistão quando a equipe de terra da estatal indiana percebeu que um dos pilotos havia testado positivo para o novo coronavírus e avisou à tripulação pelo rádio, pedindo para que voltassem.
Informações da aérea confirmam que a aeronave pousou novamente em Deli às 12h30 locais. Dados do Flightradar24 demonstram que o A320neo percorreu 4.311 km no abortado voo, contando a ida e a volta.
Ao NDTV, fontes da Autoridade de Aviação Civil da Índia (DGCA), declararam que “a princípio, isso parece ser uma falha, pois o piloto não deveria estar no avião se era positivo para Sars-CoV-2, o novo coronavírus”.
Investigação dos procedimentos
A autoridade indiana procederá com um a investigação para apurar por que somente após a decolagem é que o pessoal de terra da Air India percebeu que havia um membro da tripulação contaminado.
A Air India, segundo o NDTV, realiza pelo menos 200 testes para o novo coronavírus por dia, apenas em Deli, em todos os tripulantes antes das partidas dos voos. Os resultados desses testes são processados centralmente pela companhia aérea.
A tripulação da aeronave foi colocada em quarentena e autoridades indianas informaram que outro avião seria enviado a Moscou para trazer os conterrâneos para casa no mesmo dia.
Através da missão Vande Bharat, segundo declarações do Ministro do Exterior indiano, até a última quinta-feira (28) 45.000 indianos haviam sido repatriados, devendo os voos do tipo perdurarem até 13 de junho.
Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.