O novo terminal satélite do Aeroporto Internacional Pudong, em Shanghai na China, considerado o maior do mundo, começou hoje suas operações.
A instalação, que abrange mais de 600.000 metros quadrados, está localizada ao sul dos dois terminais aeroportuários de Pudong. São 90 portões de embarque, além de outras 125 posições remotas.
A China Eastern Airlines, sediada em Shanghai, juntamente com sua subsidiária Shanghai Airlines, moverá parte de suas operações para a metade S1 do novo terminal satélite, vinculada ao Terminal 1 no qual atualmente opera.
A administradora de Shanghai acrescenta que as companhias aéreas da aliança Skyteam também transferirão algumas operações para o novo satélite, embora não indique quais empresas o farão.
Enquanto isso, a metade S2 do terminal satélite, que está vinculada ao Terminal 2, receberá parte das operações da Air China, da China Southern Airlines e de outras companhias da aliança Star Alliance.
As duas metades do terminal satélite são conectadas aos seus respectivos terminais principais por trem subterrâneo.
O novo terminal satélite de Pudong, que faz parte da terceira fase de expansão do aeroporto, teve sua construção iniciada em 2015 com o objetivo de aliviar a infraestrutura existente.
A administração do aeroporto de Shanghai espera que o movimento em Pudong atinja 80 milhões de passageiros neste ano. Em 2018, o aeroporto movimentou 74 milhões de passageiros.
Informações pelo Flight Global.